terça-feira, 31 de maio de 2022

"Chega de política ideológica, é preciso garantir apoio federal", diz Miguel sobre tragédia das chuvas



Da FOLHA DE PERNAMBUCO
O pré-candidato ao Governo do Estado Miguel Coelho (UB) defendeu que o atual governador Paulo Câmara deixe a política de lado e some esforços com o Governo Federal para enfrentar a tragédia que atingiu a Região Metropolitana do Recife após as chuvas dos últimos dias. Miguel classificou como uma atitude "pequena" a recusa do governador em participar do encontro com o presidente Jair Bolsonaro, hoje, no Recife. Para o pré-candidato do União Brasil, o gesto de Paulo Câmara não representa a grandeza do povo pernambucano.

"Fomos surpreendidos pela atitude pequena, mesquinha por parte do atual governador, que, com certeza, não representa o sentimento e o tamanho do nosso povo. Governador, o momento não requer convite. O momento requer ação, requer atitude, para que Pernambuco possa sair desse momento desafiador. Não cabe ao prefeito, ao governador, ao presidente, ou seja lá quem for, fazer política ou olhar para essa situação com viés partidário. Chega de política ideológica, é preciso garantir apoio federal", disse Miguel.

O pré-candidato alertou que o governador de estado deve trabalhar para todos, sem distinção. E cobrou uma ação conjunta com o governo federal para ampliar as medidas emergenciais de socorro às vítimas e para evitar que tragédias como esta se repitam.

"Esse é o momento de estarmos juntos com quem mais precisa e prestar solidariedade a quem perdeu alguém nesta enchente. É o momento de juntar sim com o governo federal, que é quem tem o maior volume de dinheiro, para poder socorrer Pernambuco neste momento. Para que a gente possa não apontar culpados, mas resolver os problemas o quanto antes e evitar que novas tragédias voltem a acontecer no futuro, como essas que poderiam ter sido evitadas se os governos passados tivessem feito a sua parte".

Miguel participa do lançamento da pré-candidatura de Luciano Bivar à presidência da República


Do FALA PE

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (31). Ele participará do lançamento, às 17h, da pré-candidatura de Luciano Bivar à presidência da República pelo União Brasil. Criado a partir da fusão do PSL e do Democratas, o União Brasil possui seis senadores e 55 deputados, formando a terceira maior bancada na Câmara Federal. O partido, ao qual Miguel também é filiado, decidiu recentemente anunciar Luciano Bivar, que é o líder nacional da legenda, para a corrida presidencial.

Miguel afirma que trabalhará para fortalecer a pré-campanha de Bivar no Nordeste. "É um quadro político de nossa região, com larga história e que vai contribuir muito para elevar o debate nacional até agora dominado por uma polarização excessiva. Tenho dito que radicalismos não interessam a ninguém. Por seu tamanho e força política, o União Brasil tem toda a legitimidade de participar das eleições presidenciais e estará bem representado por Luciano Bivar", avalia Miguel.

Após o lançamento, Miguel retorna a Pernambuco. O pré-candidato deve retomar as agendas pelo estado nesta quarta (01).

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas no Grande Recife


Da REVISTA OESTE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou na manhã desta segunda-feira, 30, as áreas de Recife afetadas por fortes chuvas nos últimos dias, onde dezenas de pessoas morreram em razão de deslizamentos de terra. Bolsonaro sobrevoou a região acompanhado do ministro da Defesa, Paulo Sérgio, e do Comandante Militar do Nordeste, General Richard Nunes. Mais tarde, participou de entrevista coletiva, junto ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

No último domingo, o presidente usou as redes sociais para anunciar que o governo federal acionou as Forças Armadas para colaborar nos trabalhos de resgate. Segundo o Ministério da Defesa, mais de 400 oficiais se juntaram à defesa civil na capital pernambucana.

85 MORTES

Esta segunda-feira, 30, é mais um dia de buscas por pessoas desaparecidas depois do deslizamento de barragens por causa das fortes chuvas no Grande Recife. O principal ponto em que as buscas ocorrem é Jardim Monte Verde, região limítrofe entre a capital e Jaboatão dos Guararapes. Com isso, há ao menos 85 mortos em Pernambuco, desde a quarta-feira 23.

Mais de 20 pessoas morreram soterradas e tiveram os corpos resgatados da lama em Jardim Monte Verde. Entretanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros. As buscas são feitas por moradores, pelo Exército e pelos bombeiros de Pernambuco e de outros Estados, que enviaram efetivo para ajudar em meio ao desastre.

Cléber Chaparral ganha recepção calorosa em Riacho das Almas

 


Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS

O pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil) visitou, na tarde de ontem (29.05), o município de Riacho das Almas, no Agreste. Acompanhado da esposa e prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União), e do prefeito de Orobó, Biu Abreu (União), o postulante foi recebido no Sítio Lagoa dos Pinhões por lideranças, apoiadores e moradores locais.

Chaparral agradeceu pela calorosa recepção organizada pelos vereadores Kaio Bezerra (PT), Vandilson Barbeiro (PSD) e Dinho da Saúde (PSDB). "Agradeço pelo carinho especial de todos os amigos que nos receberam na ocasião. Foi realmente um grande encontro onde pudemos reafirmar nosso compromisso de seguirmos unidos por Riacho das Almas e por Pernambuco", disse o pré-candidato.

"Riacho da Almas recebeu com muito entusiasmo a visita do nosso pré-candidato a deputado estadual. Na oportunidade, tivemos um momento de diálogo muito importante sobre o cenário político estadual para as eleições deste ano", pontuou o vereador Kaio Bezerra.

Sobe para 91 número de mortos devido às chuvas no Grande Recife e para 5 mil total de desabrigados



Do G1

Sobe para 91 o número de mortos no Grande Recife, vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de barreira que ocorrem em todo o estado há uma semana. O número de óbitos foi atualizado pelo governo de Pernambuco, no final da manhã desta segunda-feira (30). A primeira morte foi confirmada na quarta (25). O Governo do Estado atualizou para 26 o total de desaparecidos. O número de desabrigados, que era mais de 3,9 mil até o domingo (29), aumentou para 5 mil nesta segunda (30), principalmente nos municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou, na manhã desta segunda-feira (30), algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife. Acompanhado por ministros, ele lamentou a tragédia e criticou a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) no evento.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que as chuvas reduziram de volume, mas devem continuar com intensidade moderada até sexta-feira (3) no Grande Recife e na Zona da Mata. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) reforçou o alerta sobre o alto risco de deslizamentos, devido ao solo estar bastante encharcado.

Continue lendo clicando aqui.

domingo, 29 de maio de 2022

Força-tarefa do Governo Federal desembarca em Recife



Foto: Divulgação

Com encontro marcado na Base Aérea de Recife, ao desembarcarem, as autoridades se direcionaram imediatamente para visitação às áreas afetadas em um sobrevoo na Região Metropolitana do Recife.

Somando forças com a equipe dos ministros, Gilson Machado Neto apresentou as principais áreas devastadas para que pudessem ser avaliados os impactos dessa tragédia que já contabiliza 44 mortos e 56 desaparecidos. “Sobrevoamos hoje, com todos os ministros, algumas cidades de Pernambuco para verificar os estragos causados pelas chuvas para avaliar os principais pontos críticos do Grande Recife, a exemplo de Jardim Monte Verde e Ibura. O governo federal está tenente na conduta”, concluiu o ex-ministro e pré candidato ao Senado.

No retorno das áreas afetadas com deslizamentos e alagamentos, Gilson Machado Neto e os ministros se encontraram
com a imprensa para coletiva oficial, descrevendo o plano de trabalho intersetorial a ser executado no estado.

Ao fim da coletiva, ainda ao lado do ministro do Turismo, Carlos Brito, Gilson Machado Neto ainda realizou outro sobrevoo. Desta vez, pelo Litoral Norte pernambucano, passando por Olinda, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Goiana, Paulista e Abreu e Lima.

A visita dos ministros e a permanência das equipes de trabalho do governo federal antecipam a vinda do presidente Bolsonaro, que, pessoalmente, irá anunciar apoio e recursos ao povo pernambucano, nesta segunda-feira (30).

As chuvas intensas chegaram ao estado desde a segunda-feira (23) e a primeira morte foi registrada na quarta-feira (25). Além das mortes, Pernambuco já conta com 3.957 desabrigados e 533 desalojados.                                                                                    FONTE: BLOG DO EDMAR LYRA

Miguel cancela anúncio do Plano de Governo: "Momento é de atenção às vítimas da tragédia"

 


Do FALA PE

O pré-candidato ao governo do estado Miguel Coelho cancelou a apresentação das diretrizes do Plano de Governo, que estava marcada para esta segunda-feira (30), no Recife. Segundo Miguel, a gravidade da situação exige que todos os esforços estejam voltados para socorrer e apoiar as vítimas da tragédia causada pelas chuvas que atingem o estado, sobretudo a Região Metropolitana e a Mata, e preservar o maior número de vidas.

"O momento é de solidariedade, atenção e respeito às famílias que estão sofrendo com a perda de parentes e amigos ou que viram suas casas arrastadas pelas enxurradas e deslizamentos de terra nesta que é uma das maiores tragédias da história recente do Recife. As cenas de desespero das famílias durante os desmoronamentos e inundações são chocantes, e o nosso dever é somar esforços para atender e amparar as vítimas e preservar o maior número de vidas", disse o pré-candidato do União Brasil.

Miguel defendeu a adoção de medidas emergenciais para evitar novos deslizamentos nas áreas de risco e o envolvimento de toda a sociedade numa grande campanha de solidariedade para a arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene. "Neste momento de dor, Pernambuco dará um grande exemplo de empatia e solidariedade, oferecendo apoio e assistência às famílias desoladas por esta tragédia."

Bolsonaro anuncia vinda nesta segunda a Pernambuco


Do BLOG DE EDMAR LYRA

O presidente Jair Bolsonaro, que já havia designado a vinda de ministros para acompanhar os acontecimentos das chuvas em Pernambuco, acaba de anunciar que estará nesta segunda-feira (30) no estado para acompanhar in loco os estragos das chuvas na região metropolitana do Recife.

– Tragédia das chuvas em PE e AL.

– O nosso Governo disponibilizou, desde o primeiro momento, todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluído as Forças Armadas.

– Na manhã de segunda (30/maio) me deslocarei para Recife para, in loco, melhor se inteirar da tragédia.

Estado já admite que número de mortes com as chuvas pode passar de uma centena



Do BLOG DE JAMILDO

De acordo com os registros da Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), desde o início das chuvas fortes, na quarta-feira (25.04), até este domingo, foram confirmadas as mortes de 56 pessoas, e outras 56 continuam desaparecidas nos municípios de Recife e Olinda. Os números foram divulgados nesta tarde pelo Governo do Estado, no Campo das Princesas.

Muito bem informados, já no sábado políticos de situação e oposição começaram a cancelar suas agendas de campanha em todo o Estado. Miguel Coelho chegou a cancelar até um evento marcado para esta segunda-feira (30), no Recife. O governo federal, que falava em 70 mortes, mandou quatro ministros ao Recife, para um voo de helicóptero sobre as cidades mais atingidas.

Também há registro de 3.957 desabrigados, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte. O grande impacto causado pelas chuvas levou nove municípios a decretar situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

Continue lendo clicando aqui.

sábado, 28 de maio de 2022

Miguel Coelho cancela agenda e presta solidariedade a famílias afetadas pelas chuvas


O pré-candidato a governador Miguel Coelho decidiu cancelar a agenda no Agreste deste sábado (28) em virtude das fortes chuvas no estado. O pré-candidato informou que irá remarcar os compromissos o mais breve possível.

Miguel ainda manifestou solidariedade a todas as famílias desabrigadas e pernambucanos que estão sofrendo com alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco. “Já temos quase uma semana de fortes chuvas. Expresso toda a minha solidariedade a quem está sofrendo com essa grande chuva. Peço também a compreensão a todos os amigos que nos aguardavam em Caruaru, Gravatá e Bezerros. Vamos remarcar esses compromissos, mas neste momento precisamos ter a sensibilidade e responsabilidade com a situação que acontece principalmente na região metropolitana do Recife.”                                                                                                DO: BLOG DO EDMAR LYRA

Paulo Câmara antecipa nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros e solicita apoio das Forças Armadas para atender emergência provocada pelas chuvas

 


O governador Paulo Câmara antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros, que tomariam posse a partir de 6 de junho, para reforçar o trabalho de socorro às vítimas das chuvas. Ele também solicitou o apoio do Comando Militar do Nordeste com efetivo, embarcações e aeronaves, para o serviço de busca e salvamento.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 28 óbitos no Estado. Seis em Camaragibe, dois no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes. Na ocorrência mais grave, no Jardim Monteverde – área limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes – 19 pessoas faleceram por causa de um deslizamento de barreira. No temporal da última quarta-feira (25.05) já haviam ocorrido outros cinco óbitos.

“Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para dar suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.

A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram, nas últimas 24 horas, precipitações acima de 100 milímetros. As cidades de Itapissuma e Itaquitinga receberam, das 6h da sexta até 6h do sábado, mais chuva do que o total previsto para todo o mês de maio. Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Igarassu e Abreu e Lima registraram precipitações acima de 200 mm nas últimas 24 horas.

Bolsonaro entra em contato com Gilson Machado Neto e envia ministros a Pernambuco para acompanhar os impactos das chuvas

 


O presidente Jair Bolsonaro amanheceu em contato com Gilson Machado, preocupado com as chuvas em Pernambuco, e delegou aos ministros do Turismo, Carlos Brito, que também é pernambucano, e ao ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a missão de ir a Pernambuco avaliar a situação. A força-tarefa tem o objetivo de enviar apoio e recurso para socorrer as famílias atingidas. As chuvas provocaram alagamentos, quedas de barreiras, deixando famílias desabrigadas e vítimas fatais.
                                                                                                                           FONTE: BLOG DO EDMAR LYRA

Prefeita Ana Célia visita áreas afetadas pelas chuvas em Surubim

 



Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS
 
Na manhã deste sábado (28), a prefeita de Surubim, Ana Célia, esteve monitorando junto a Defesa Civil e a Secretaria de Obras todas as áreas alagadas no município. "Já fomos na Bela Vista, Tatus, Rua do Sapo, e até o presente momento está tudo sob controle, graças a Deus", informou a gestora, que estava em companhia da secretária de Infraestrutura e Controle Urbano, Ana Paula de Assis.
 Veja no vídeo acima!

A previsão é de mais chuvas durante todo o final de semana, a recomendação é que os munícipes evitem deslocamento.

Em situação de emergência, ligue:

Defesa Civil do município:
(81) 9 9861-1033

Corpo de Bombeiros:
(81) 9 8494-3353
(81) 9 8494-4200

Morre aos 78 anos Damião Santana, organizador de uma das maiores festas religiosas de Surubim



Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS
Faleceu na tarde de hoje o organizador da tradicional Festa de Santa Luzia, um dos maiores eventos religiosos da nossa região, celebrado no mês dezembro na comunidade do Alto de Santa Luzia, na Zona Rural de Surubim.

"É com pesar que comunico a morte do sr. José Damião de Santana, aos 78 anos. O motivo do falecimento foi em decorrência de uma queda de escada na tarde desde sábado, dia 28 de maio de 2022. Em breve, teremos mais notícias sobre velório e local do sepultamento", publicou nas redes sociais nosso companheiro do blog Negócios e Informes, Luís Fernando Germano, sobrinho de Damião.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Miguel anuncia diretrizes do Plano de Governo nesta segunda-feira (30)

 


Do BLOG DE EDMAR LYRA

O pré-candidato Miguel Coelho anuncia nesta segunda-feira (30), no Recife, as diretrizes do seu Plano de Governo e as principais ações e investimentos que serão implementados em quatro anos. A entrevista coletiva para a imprensa terá a participação da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, coordenadora do Plano de Governo do pré-candidato do União Brasil.

O documento propõe soluções para superar os desafios do Estado nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e social. Para isso, Miguel quer triplicar os investimentos do Estado em quatro anos, atingindo o total de R$ 12 bilhões.

"Pernambuco amarga indicadores que refletem a omissão do governo do estado nos últimos oito anos. Queremos fazer uma grande transformação, recuperando o protagonismo e promovendo o bem-estar do povo pernambucano. Nosso objetivo é fazer de Pernambuco o melhor lugar para se viver e empreender. É para isso que estamos trabalhando", disse Miguel Coelho.

Chuva forte: do Litoral ao Agreste de Pernambuco, veja municípios que podem ser atingidos

Instituto Nacional de Meteorologia mantém até este sábado (28) alerta de chuvas intensas no Estado


Do JC ONLINE

As chuvas intensas que devem atingir regiões de Pernambuco neste fim de semana fizeram com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse alerta para o risco de precipitações intensas, ou seja, de até 100 milímetros, em vigor desta sexta-feira (27) até o sábado (28). De acordo com o Inmet, são esperadas "chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas" até as 10h deste sábado (28).

O QUE DIZ A APAC?

A previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta volume grande de precipitações da noite desta sexta-feira (27) até o sábado (28) na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Sul e Norte e Agreste. O aviso tem a classificação "estado de alerta", na cor vermelha, que aponta risco muito alto de transtornos para a população. Após tempestades que geraram acúmulos de cerca de 200 milímetros em 24 horas no Recife e região, a capital pernambucana deve se preparar para o retorno das chuvas fortes a partir deste sábado (28). 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), para este fim de semana é esperado acúmulo de no mínimo 100 milímetros, com precipitações ocasionadas pelo Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). O fenômeno é o mesmo responsável pelas fortes chuvas dos últimos dias. A diferença, desta vez, é que ele não virá com resquícios da massa de ar polar que vinha atingindo o País e impulsionou o volume de chuvas.

Veja a lista de municípios com risco de chuva forte, segundo o Inmet:

Abreu e Lima
Agrestina
Água Preta
Aliança
Altinho
Amaraji
Araçoiaba
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria

Bezerros
Bom Jardim
Bonito
Buenos Aires
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Camocim de São Félix
Camutanga
Canhotinho
Carpina

Caruaru
Casinhas
Catende
Chã de Alegria
Chã Grande
Condado
Cortês
Cumaru
Cupira
Escada

Feira Nova
Ferreiros
Frei Miguelinho
Gameleira
Glória do Goitá
Goiana
Gravatá
Igarassu
Ilha de Itamaracá
Ipojuca

Itambé
Itapissuma
Itaquitinga
Jaboatão dos Guararapes
Jaqueira
João Alfredo
Joaquim Nabuco
Jurema
Lagoa de Itaenga
Lagoa do Carro

Lagoa dos Gatos
Limoeiro
Macaparana
Machados
Maraial
Moreno
Nazaré da Mata
Olinda
Orobó
Palmares

Palmeirina
Panelas
Passira
Paudalho
Paulista
Pombos
Primavera
Quipapá
Recife

Riacho das Almas

Ribeirão
Rio Formoso
Sairé
Salgadinho
Santa Maria do Cambucá
São Benedito do Sul
São Joaquim do Monte
São José da Coroa Grande
São Lourenço da Mata
São Vicente Férrer

Sirinhaém
Surubim
Tamandaré
Timbaúba
Tracunhaém
Vertente do Lério
Vicência
Vitória de Santo Antão
Xexéu



LANÇAMENTO DO SÃO JOÃO 2022 NO I FORRÓ DOS FUNCIONÁRIOS!

A Prefeitura de Casinhas promete realizar em 2022 o maior São João de todos os tempos no município e fará, na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, o lançamento da programação especial dos festejos, que vai rolar entre os dias 04 e 29 de junho. O evento vai acontecer na Quadra de Esportes da Escola São Luiz e será marcado pela realização do I Forró dos Funcionários, a partir das 17h. 

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Governo Juliana de Chaparral ganha destaque na Revista Movimentto

Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS

Após conquistar no mês de março a certificação do Prêmio Prefeitas de Expressão 2022, importante reconhecimento concedido pela Revista Movimentto  em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Viver Pernambuco e a Rede Pernambuco de Rádios — às mulheres gestoras de Pernambuco, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), foi destaque na edição de abril da conceituada publicação.
A Movimentto trouxe matéria especial destacando as principais conquistas e avanços do atual governo com destaque para a sugestiva manchete: "Juliana de Chaparral promove avanços nunca vistos em Casinhas - Focada em melhorias para o município, na sua gestão a frase que mais se repete é: 'nunca se fez tanto e em tão pouco tempo'".

Prefeitura de Casinhas abre inscrições para Concurso de Quadrilhas Juninas

Disputa acontecerá no dia 11 de junho, dentro da programação do São João 2022 no município


Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS

Com o objetivo de estimular, valorizar e difundir uma das mais populares manifestações culturais do ciclo junino em nossa região, a Prefeitura de Casinhas abriu, nesta quinta-feira (26), as inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas, um dos destaques da programação especial do São João - Forró de Casinhas 2022. O regulamento e todas as informações para os grupos interessados em participar do certame estão contidas no Edital do Concurso divulgado hoje e que pode ser conferido neste link: https://pt.scribd.com/document/575875381/Concurso-Quadrilhas-Juninas-de-Casinhas-2022

PREMIAÇÃO EM DINHEIRO

As apresentações acontecerão em uma única etapa no dia 11 de junho, na Quadra Municipal, no Centro de Casinhas, a partir das 19h. A premiação total soma R$3,5 mil, sendo R$2 mil para junina campeã, R$1 mil para a vice e R$500 para a terceira colocada.

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ONLINE

Estão aptos a participar quaisquer grupos de quadrilhas da categoria Tradicional de todo o Estado de Pernambuco e Estados vizinhos. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 03 de junho, pela internet, através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtrBH6-PHnTZnqxv8R0qCxvHhgzajCQlRJI47c8sOguCkblw/viewform

Cléber Chaparral visita comunidade de Laranjeiras em Machados



Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS

O pré-candidato a deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil) segue dedicando boa parte de sua agenda às celebrações do Mês Mariano pelas comunidades rurais da nossa região. Na terça-feira (24.05), o postulante participou de Noite Mariana na Capela de São José Operário, no Sítio Laranjeiras, em Machados, Agreste.
"Durante esse momento de reflexão e homenagens à Virgem Maria, estive ao lado das amigas Rosângela, Adriana, Diana, e dos amigos Professor Joafrancio, Professor Ivan, Luciel Emerson, Edinho Soares e do vice-prefeito de Orobó, Lúcio Silva. Aproveito para parabenizar Tereza, Terezinha e o amigo Edvaldo que cuidam com tanto carinho da Capela de São José Operário onde aconteceu a celebração", declarou.

VERTENTE DO LÉRIO

No início da semana, Cléber Chaparral também participou da Noite Mariana no Sítio Gambá, em Vertente do Lério. "Na ocasião, fomos carinhosamente acolhidos na casa do Sr. José Rosa e da ex-vereadora, Dona Anunciada, onde fomos presenteados e recebemos todo apoio e incentivo para a nossa caminhada. Parabenizamos todo o pessoal que organizou a Noite Mariana na capela e agradecemos o acolhimento de toda população de Vertente do Lério", disse o pré-candidato, acompanhado do empresário e ex-candidato a prefeito Dão da Lavanderia.

Ex-prefeito de Barra de Guabiraba declara apoio a Miguel Coelho


Do FALA PE

Nome histórico da política de Barra de Guabiraba, o ex-prefeito Bebeto se reuniu, nesta quinta (26), no Recife, com o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil). O encontro teve por objetivo a oficialização do apoio ao projeto de Miguel para a mudança no Governo de Pernambuco. Bebeto foi prefeito de Barra de Guabiraba por três mandatos e tem grande influência na política da região. O ex-prefeito disse que trará todo seu grupo político para fortalecer a oposição com Miguel. 

"Vamos trabalhar para mudar a realidade de Pernambuco e de nosso povo de Barra de Guabiraba. Miguel é o melhor nome na oposição. Tenho certeza que, depois que nossa população conhecer tudo o que ele fez por Petrolina, vai querer o mesmo para nosso estado", disse o ex-prefeito após o encontro.

Miguel Coelho une as oposições de Taquaritinga do Norte



Do FALA PE

Vereadores e lideranças da oposição de Taquaritinga do Norte visitaram, nesta quinta (26), no Recife, o pré-candidato a governador Miguel Coelho. O grupo decidiu se unir para fortalecer o projeto do ex-prefeito de Petrolina na pré-campanha estadual. Confirmaram presença no palanque de Miguel os vereadores Milton, Hélio de Novo e Guilherme Cumaru; os ex-vereadores Batata, Dé Cumaru, os suplentes Mávio, Flávio Lima, Nélio da Ambulância e as lideranças Arthur Roberto e Fábio de Jairo. O apoio foi consolidado durante uma reunião com Miguel, o senador Fernando Bezerra, a deputada estadual Alessandra Vieira e o pré-candidato a deputado federal Edson Vieira.

No encontro com o grupo de Taquaritinga, Miguel falou sobre o cenário político estadual e apresentou algumas propostas para o Agreste. "Pude visitar recentemente Taquaritinga e conhecer de perto o potencial turístico e econômico da região. É uma região muito privilegiada, com capacidade para crescer muito, mas falta a presença do Governo. Queremos construir um projeto que faça Taquaritinga se desenvolver, com emprego e qualidade de vida para toda a população", disse Miguel Coelho após a reunião com o grupo político.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Raquel Lyra destaca que aeroporto é diferencial competitivo em Caruaru e critica a falta de investimentos no equipamento



A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), concedeu entrevista, nesta quarta-feira (25), para a Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru. Na ocasião, a postulante falou dos desafios da região Agreste e reforçou os trabalhos realizados enquanto prefeita da Capital do Forró.

Um dos assuntos abordados durante a entrevista foi o Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado no município. Na última terça (24), uma aeronave não conseguiu pousar no local por falta de equipamentos essenciais para a segurança, sendo necessário o retorno ao destino de origem.

“A gente vê Caruaru perdendo em diferencial para atrações de novos empreendimentos. Esse aeroporto não atende só Caruaru, atende Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, toda essa região. Eu tive inúmeras reuniões com a diretoria da Azul, ela quer expandir para uma aeronave maior, tem condições, precisa fazer ajustes na pista. Tá sendo operada somente pelo visual, tanto que ontem o avião não pousou. Faltam os equipamentos para fazer o pouso com segurança. O avião rodou por 20 minutos e teve que voltar para Recife. Isso é ruim pra gente. Poderia estar atraindo novas empresas, ajuda na logística. Essa região toda vive num polo de confecções. É um diferencial competitivo e, infelizmente, a gente perde isso”, declarou Raquel.

Para a tucana, situações como a do aeroporto e também da fragilidade no abastecimento de água na região são consequências da falta de decisão política. “Falta colocar isso como prioridade. Falta liderança e falta atitude a esse governo. Porque quando a gente coloca como meta, governar é fazer escolhas e liderar”, afirmou, ainda durante a entrevista.

Anderson cobra explicações do Governo do Estado sobre novo subsídio a empresas de ônibus



Ao tomar conhecimento sobre os quase R$ 17 milhões que serão repassados pelo Governo do Estado para o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros de Pernambuco, sob a alegação de que seria uma medida para reparar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), reagiu e cobrou explicações da gestão Paulo Câmara (PSB) quanto ao decreto. Anderson questionou o benefício da medida à população e lembrou que o setor conta com subsídio fiscal, por meio da isenção de ICMS sobre o óleo diesel, que representa quase R$ 60 milhões ao ano.

“É muito dinheiro sendo colocado nas mãos de um grupo de empresários e a população segue sem perceber, na prática, no dia a dia, qualquer melhora na qualidade dos serviços prestados ao usuário do sistema. E agora, por meio de decreto, o governador Paulo Câmara vem com um novo subsídio de R$ 17 milhões, com a justificativa de que seria preciso auxiliar o setor. E por que essa mesma vontade de ajudar não se estende aos taxistas e outros setores que também foram impactados pelas medidas restritivas do próprio governo estadual?”, apontou.

Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson fez questão de frisar que, se eleito para o Palácio do Campo das Princesas, irá passar um pente fino sobre os atos que têm sido publicados a toque de caixa pelo Governo do Estado. “É preciso que haja transparência sobre esse tipo de resolução para que a sociedade possa entender os critérios técnicos adotados e o que subsidiou essas decisões. Não se conhece a real situação financeira dessas empresas, mas o que se sabe é que não houve, até agora, melhoria alguma para o usuário. Vai haver redução no preço das passagens ou foi somente mais uma canetada em gabinete a portas fechadas?”, pontuou Anderson Ferreira.                                                                   FONTE: EDMAR LYRA

Miguel Coelho defende reforma urgente do Hospital da Restauração


 O pré-candidato a governador Miguel Coelho voltou a lamentar as condições precárias a que estão expostos os pacientes e profissionais do Hospital Restauração. Nesta quarta (25), parte do teto do setor de refeitório da unidade hospitalar desabou. É mais um incidente que ocorre no Restauração em menos de um mês. Há 20 dias, outra ala do hospital teve parte do teto rompido.

Para o pré-candidato do União Brasil, é necessária uma reforma urgente no Restauração. Miguel diz ainda que o Governo do Estado está demorando a agir, colocando pacientes e trabalhadores do equipamento em risco.

“Parece que estão esperando ocorrer uma grande tragédia para fazer algo concreto. Não tem um mês e o hospital teve um desmoronamento, isso virou notícia nacional. Agora mais um setor que tem o teto desabado. Todo mundo sabe como está aquilo ali há muito tempo. Já passou da hora de uma intervenção, uma reforma geral do hospital é urgente”, defende Miguel Coelho.      

Casos misteriosos de hepatite aguda em crianças podem estar relacionados ao coronavírus


Do ESTADO DE MINAS - Amanda Serrano

O surto de hepatite aguda em crianças ao redor do mundo ainda é uma incógnita. Em busca de uma explicação, cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, publicaram um estudo argumentando que a Covid-19 está ligada ao aparecimento dos casos. "Sugerimos que crianças com hepatite aguda passem por exames para investigar se há presença do Sars-Cov-2 nas fezes", escreveram os autores. A hipótese é que crianças com fragmentos do vírus da Covid-19, no sistema gastrointestinal, estão tendo uma resposta imunológica exagerada ao adenovírus 41.

Em entrevista para a BBC News, a consultora médica Ukhsa explicou que 77% das crianças examinadas testaram positivo para alguma forma de adenovírus e esse seria o "gatilho provável". O adenovírus 41, segundo o Instituto Butantan, é um subtipo incomum de vírus que afeta predominantemente crianças pequenas e pacientes imunocomprometidos, mas que nunca havia sido relatado como causador de hepatite aguda grave. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os cientistas passaram a considerar a infecção do adenovírus como principal causa, porque várias amostras foram encontradas entre os infectados, é o que explica o site do Instituto.

O clínico geral membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e diretor técnico da Imedato Consultas e Exames, Diego Umann, deixa bem claro que se o surto de hepatite aguda realmente estiver associado ao adenovírus, o ideal é que as pessoas, principalmente as crianças, mantenham os hábitos de higiene adotados durante a pandemia, como lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, máscaras e evitar contatos com outras crianças com sintomas gripais.

Chuvas contínuas são registradas em Casinhas e demais municípios da região



Da REDAÇÃO, com G1 e JC ONLINE
Muitas chuvas estão sendo registradas em Casinhas de forma contínua, desde a terça-feira (24), assim como em praticamente todos os municípios do Agreste Setentrional e de outras regiões do nosso estado. A temida frente fria que atingiu boa parte do Brasil chegou em Pernambuco. As cidades que formam a Região Metropolitana do Recife, como sempre, são as mais atingidas e que sofrem maiores transtornos.

Ao fim da tarde de ontem, a Apac renovou o alerta de chuva para a noite do mesmo dia e a madrugada desta quarta-feira (25). O mesmo foi feito pelo Inmet. "Na Região Metropolitana do Recife, na Mata Sul e no Agreste, a chuva tende a aumentar de intensidade no período da tarde, principalmente noite, madrugada e manhã desta quarta-feira (25)", informou. No Agreste, a previsão para hoje é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. A temperatura máxima deve ser de 31°C e a mínima, de 18°C.

"Se vereadores não votarem a suplementação orçamentária, o município para", diz prefeita de Casinhas



Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (25), durante entrevista concedida à Rádio Integração FM, que caso a bancada de vereadores da oposição não vote a suplementação orçamentária a prefeitura pode até ser obrigada a paralisar vários serviços básicos de atendimento nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e infraestrutura, e ainda vai deixar de efetuar o pagamento do décimo quarto salário dos funcionários da saúde no mês de junho.

Sem a suplementação, segundo ela, pode parar a distribuição de medicamentos nos postos de saúde e realização de exames, merenda nas escolas, entrega de cestas básicas, autorizações para pavimentação asfáltica e vários outros serviços. Juliana de Chaparral explicou que a Prefeitura de Casinhas possui recursos em caixa para as atividades de custeio da máquina pública, mas não pode mexer no dinheiro, porque necessita de autorização do Poder Legislativo.

"Os dois prefeitos que passaram em Casinhas tiveram, em todos os mandatos, 40% de suplementação. No início da nossa gestão, eu também pude contar com esses 40%. No ano passado, não sei por qual motivo, eles autorizaram apenas 5% e, mesmo sem entender, a gente seguiu. Só que, graças à articulação de Chaparral [ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual] e do nosso deputado federal Fernando Filho, a gente conseguiu muito dinheiro em Brasília para Casinhas, ou seja, dinheiro tem, mas o que falta é a autorização dos vereadores", afirmou.

'NÃO VAI SER AUTORIZADO?'

"O projeto ainda não foi em pauta para ser votado, mas nós já tínhamos protocolado e, na reunião da última semana, eles nos fizeram muitas críticas, ao mesmo tempo em que falaram que tudo que for a favor do povo eles votarão. Eu consegui R$6 milhões para construir uma escola no Junco e eu pergunto aos dois vereadores que representam a comunidade: a escola vai deixar de ser construída? Eu pedi a suplementação para comprar um terreno e construir uma Academia da Saúde ao lado do cemitério de Lagoa de Pedra, que fica na porta da casa de um dos vereadores. O cemitério já está sendo totalmente reformado e eu preciso construir o calçamento em frente e não vai ser autorizado?", questionou a gestora.

ASFALTO EM AREIA DE CHATINHA, SANEAMENTO BÁSICO DE ORATÓRIO, 14º SALÁRIO DA SAÚDE

"Nós vamos fazer o asfalto na Areia de Chatinha no valor de R$1,5 milhão, começando em frente da casa de Zé Heleno até à fábrica de polpas do ex-vereador Lázaro Santana. Vai deixar de ser feito? O esgoto do distrito de Oratório está estourado, a maior fedentina, e precisamos fazer o saneamento básico da localidade. Vai deixar de ser feito? Estamos com o 14º salário para ser pago aos funcionários da saúde. Nós conseguimos o dinheiro, temos muito dinheiro para investir na saúde e eu quero pagar o décimo quarto agora no mês de junho. Será que não vou poder pagar?", continuou.

'SEM SUPLEMENTAÇÃO, VAI ACABAR
 PARANDO TUDO'

"É uma questão de consciência, não é tirar uma suplementação de Juliana, mas tirar do povo de Casinhas. São ações que a gente conseguiu, são obras que a gente vai fazer para o povo. Eu olho para aquele hospital de Casinhas, o maior desmantelo, o quarto dos motoristas é mofo pra todo lado, uma enfermeira chega de um plantão de 2h da madrugada e é obrigada a tomar um banho frio porque não tem um chuveiro elétrico e eu não vou poder fazer a reforma no valor de R$3 milhões que já conseguimos, afora os R$2 milhões que vai chegar? Então, eu estou explicando isso para o povo porque, sem a autorização dessa suplementação, vai acabar parando tudo",

CONTRADIÇÃO DA OPOSIÇÃO

"Eu entendo que na política cada um tem o seu lado. Se os seis vereadores acharam por conveniência não acompanhar a atual gestão, a gente respeita o livre arbítrio de cada um. A política sempre vai ter dois lados, cada um tem os seus. Agora, eles sempre repetem: 'nós somos a favor do povo e contra a prefeita'. Então, como é que a gente está pedindo essa suplementação para atender o povo e eles se posicionam contra? Eles falam o tempo todo que tudo o que a gente faz está errado, mas nós temos órgãos fiscalizadores, então, quando eles verem que alguma coisa está errada, é só procurar o Ministério Público e o Tribunal de Contas que a gente vai esclarecer e repassar qualquer informação. Se alguém tem alguma coisa contra Juliana, tudo bem, a gente respeita, mas que tenha consciência e jamais fique contra o povo", finalizou.

Prefeitura de Surubim divulga programação do São João 2022



Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Surubim divulgou a programação do São João 2022. A festa, que tem como tema "O São João da Gente", vai acontecer nos dias 12,17,18, 21, 22, 23, 24, 26 e 28 de junho. Este ano, o São João da Gente vai homenagear as quadrilhas juninas da cidade e contará com a Vila Cultural. No dia 12 de junho vai ser realizado o forró dos namorados, a partir das 19h, na rua José Teteu. No dia 23, no palco principal, as atrações são Raphaela Santos, Cristina Amaral, Tuca Barros. Já no dia 28 se apresentam a Banda Magníficos, Eric Land e Josido Sá.

Veja no vídeo abaixo:


Prefeita Juliana de Chaparral anuncia Forró dos Funcionários e lançamento da programação do São João de Casinhas 2022




Da REDAÇÃO COM MAIS CASINHAS
Em entrevista na manhã de hoje (25) ao programa "Jornal Integração", na Rádio Integração FM, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, anunciou que na próxima quarta-feira,1 de junho, fará o lançamento da programação especial do São João que será realizada este ano no município. O evento acontecerá na Quadra de Esportes da Escola São Luiz, por ocasião do I Forró dos Funcionários, outra novidade também divulgada pela gestora.

"No dia 1º de junho, vamos realizar pela primeira vez em Casinhas o Forró dos Funcionários. Na ocasião vamos estar anunciando toda a programação dos festejos juninos e também quem será o grande homenageado do evento, que eu quero fazer uma grande surpresa. A abertura será no sábado, dia 04 de junho, na comunidade do Junco, e vamos dar sequência durante quase todos os dias do mês até o dia 29. E na semana seguinte, a gente já emenda com as festividades da Semana da Emancipação Política de Casinhas", informou Juliana.

"Já está tudo sendo muito bem organizado, e como eu já havia dito, nós vamos fazer uma grande festa, contemplando todas as comunidades. As atrações musicais já estão definidas e vamos estar anunciando oficialmente na próxima semana. Vamos estar presente nos eventos, comendo pamonha, canjica e mungunzá nas comunidades e também aproveitando para ouvir as reivindicações da população porque ninguém governa sem estar ao lado do povo", concluiu.