quarta-feira, 26 de maio de 2021

Ex-prefeitos podem disputar eleições em 2022

O ex-prefeito de Orobó, Chaparral, é um deles:
líderes estão sendo disputados por diversos
partidos pois tem chances reais de lograrem
êxito no próximo ano
Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Edmar Lyra
A disputa municipal do ano passado encerrou gestões de oito anos de prefeitos eleitos em 2012 ou interrompeu projetos que buscavam a recondução. Com o término dos mandatos, alguns nomes já se preparam para disputar mandatos eletivos em 2022, a começar pelo ex-prefeito do Recife Geraldo Julio que tem seu nome colocado pelo PSB como a principal opção para a sucessão de Paulo Câmara.

Mas não é apenas para o Palácio do Campo das Princesas que temos postulantes que deixaram suas prefeituras, também surgem opções para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e para a Câmara dos Deputados. Os ex-prefeitos do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e de Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior, são opções do PSB para a Câmara dos Deputados no próximo ano.


Apesar de ter um apoio formal ao deputado federal Fernando Filho, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, tem sempre seu nome lembrado para representar a região do polo de confecções na Câmara Federal, cujo projeto acabou adiado em 2018 para viabilizar a eleição de Alessandra Vieira para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Já para a Casa Joaquim Nabuco, alguns ex-prefeitos estão tendo seus nomes ventilados, como Luciano Duque (Serra Talhada), Cléber Chaparral (Orobó) (foto), Izaias Regis (Garanhuns) e Mário Ricardo (Igarassu) e todos estão sendo disputados por diversos partidos pois têm chances reais de lograrem êxito no próximo ano.

Com o advento do fim das coligações proporcionais, a presença de quem já ocupou prefeituras em chapas para deputado será fundamental para fortalecer o projeto dos partidos de ampliar suas respectivas bancadas tanto na Alepe quanto na Câmara Federal, uma vez que contribuem muito mais disputando os cargos do que apoiando deputados que tentarão a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário