Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
Na manhã de ontem, segunda-feira, 19 de agosto, começaram oficialmente as obras de pavimentação asfáltica da PE-083, uma rodovia muito importante para a região, que vai ligar o município de Surubim à Cumaru. Essa obra, há muito esperada pela população da região, teve a ordem de serviço assinada pela governadora Raquel Lyra, no dia 3 de julho, e agora tem os seus serviços iniciados. A pavimentação da PE-083 será um marco para a região do Agreste Setentrional, prometendo melhorias significativas na infraestrutura e, consequentemente, na qualidade de vida dos moradores de Surubim, Cumaru e das áreas circunvizinhas. A expectativa é que a obra não só melhore o tráfego, mas também impulsione o desenvolvimento econômico da região.
Na manhã de ontem, segunda-feira, 19 de agosto, começaram oficialmente as obras de pavimentação asfáltica da PE-083, uma rodovia muito importante para a região, que vai ligar o município de Surubim à Cumaru. Essa obra, há muito esperada pela população da região, teve a ordem de serviço assinada pela governadora Raquel Lyra, no dia 3 de julho, e agora tem os seus serviços iniciados. A pavimentação da PE-083 será um marco para a região do Agreste Setentrional, prometendo melhorias significativas na infraestrutura e, consequentemente, na qualidade de vida dos moradores de Surubim, Cumaru e das áreas circunvizinhas. A expectativa é que a obra não só melhore o tráfego, mas também impulsione o desenvolvimento econômico da região.
TRABALHOS INICIADOS
Os primeiros trabalhos da obra, conduzidos pela Potiguar Construtora, empresa do Rio Grande do Norte vencedora da licitação, focam nos serviços complementares, como a limpeza do terreno, relocação de cercas e postes. Lincoln Matos, gerente de contratos da construtora, destacou que "esses serviços iniciais são fundamentais para preparar o terreno e garantir o andamento eficiente das fases subsequentes da obra".
Os primeiros trabalhos da obra, conduzidos pela Potiguar Construtora, empresa do Rio Grande do Norte vencedora da licitação, focam nos serviços complementares, como a limpeza do terreno, relocação de cercas e postes. Lincoln Matos, gerente de contratos da construtora, destacou que "esses serviços iniciais são fundamentais para preparar o terreno e garantir o andamento eficiente das fases subsequentes da obra".
Com uma extensão total de 21,955km, a pavimentação da PE-083 não se trata apenas de asfaltar a via, mas envolve também a construção de estruturas importantes, como três interseções e duas pontes. Uma dessas pontes, com 113 metros de extensão, será erguida sobre o Rio Capibaribe, enquanto a outra, de 46 metros, será construída sobre o riacho Umari. "Essas pontes são essenciais para garantir a continuidade da rodovia em trechos que apresentam obstáculos naturais significativos", explicou Lincoln.
A obra enfrenta desafios onde haverá a necessidade de desmonte de rochas, cuja retirada só será feita através de explosivos. "Esse será o nosso caminho crítico", afirmou o gerente, explicando que o volume de material a ser removido é considerável. O cronograma da obra prevê a mobilização de aproximadamente 120 trabalhadores no pico das atividades, esperado para o mês de outubro. "A mão de obra, em grande parte, será composta por trabalhadores locais, o que não só gera empregos na região, mas também fomenta a economia local", explicou Lincoln. Ele também mencionou que a empresa priorizará a compra de insumos no comércio local, incluindo combustível e materiais de construção.
PAVIMENTAÇÃO
O início da pavimentação asfáltica está programado para a segunda quinzena de setembro. Segundo o engenheiro civil da obra, Bruno Leitão, a obra segue o projeto de engenharia, elaborado em 2022 pela empresa paulista Modera Engenharia Ltda. No projeto, foi definindo o revestimento asfáltico tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD), compatível com tráfego da região. O engenheiro também comentou sobre o serviços da rodovia que já haviam sido pavimentados em uma fase anterior do projeto, iniciada no governo passado. "Estamos analisando o que fora executado, mas o foco agora é avançar com os novos trabalhos", afirmou. Durante o percurso da rodovia serão instalados defensas metálicas (também conhecido como guard rails) que vai proporcionar segurança ao usuário da via, nas áreas das pontes e locais de grandes aterros.
Sobre as questões de desapropriação necessárias para a continuidade da obra, Bruno informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão contratante, está empenhado em resolver, e que não deve comprometer o cronograma. Ele enfatizou que o DER-PE é o responsável por acompanhar essa questão. Com previsão de conclusão de todo o trabalho para julho de 2025, a expectativa é que a obra seja entregue em etapas. A expectativa é terminar todo o serviço antes desse prazo, caso as condições climáticas sejam favoráveis. "Estamos nos preparando para antecipar o que for possível", complementou o engenheiro.
A obra enfrenta desafios onde haverá a necessidade de desmonte de rochas, cuja retirada só será feita através de explosivos. "Esse será o nosso caminho crítico", afirmou o gerente, explicando que o volume de material a ser removido é considerável. O cronograma da obra prevê a mobilização de aproximadamente 120 trabalhadores no pico das atividades, esperado para o mês de outubro. "A mão de obra, em grande parte, será composta por trabalhadores locais, o que não só gera empregos na região, mas também fomenta a economia local", explicou Lincoln. Ele também mencionou que a empresa priorizará a compra de insumos no comércio local, incluindo combustível e materiais de construção.
PAVIMENTAÇÃO
O início da pavimentação asfáltica está programado para a segunda quinzena de setembro. Segundo o engenheiro civil da obra, Bruno Leitão, a obra segue o projeto de engenharia, elaborado em 2022 pela empresa paulista Modera Engenharia Ltda. No projeto, foi definindo o revestimento asfáltico tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD), compatível com tráfego da região. O engenheiro também comentou sobre o serviços da rodovia que já haviam sido pavimentados em uma fase anterior do projeto, iniciada no governo passado. "Estamos analisando o que fora executado, mas o foco agora é avançar com os novos trabalhos", afirmou. Durante o percurso da rodovia serão instalados defensas metálicas (também conhecido como guard rails) que vai proporcionar segurança ao usuário da via, nas áreas das pontes e locais de grandes aterros.
Sobre as questões de desapropriação necessárias para a continuidade da obra, Bruno informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão contratante, está empenhado em resolver, e que não deve comprometer o cronograma. Ele enfatizou que o DER-PE é o responsável por acompanhar essa questão. Com previsão de conclusão de todo o trabalho para julho de 2025, a expectativa é que a obra seja entregue em etapas. A expectativa é terminar todo o serviço antes desse prazo, caso as condições climáticas sejam favoráveis. "Estamos nos preparando para antecipar o que for possível", complementou o engenheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário