quarta-feira, 31 de maio de 2023

Primeiras ações de Raquel surtem efeito positivo na Saúde


Coluna da quarta

Em pouco mais de cinco meses de gestão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem executado ações que passaram a contribuir com uma área considerada crítica para muitos governos: a saúde. Ainda em março, a tucana entregou 52 novos leitos na enfermaria do Hospital Barão de Lucena, para atender pacientes de proctologia, cirurgia geral/oncológica, mastologia e oncologia clínica.

Nesta terça (30), duas notícias foram bastante comemoradas pela governadora e sua equipe. De forma inédita, o Hospital Regional do Agreste, maior emergência do interior, apresentou corredores vazios, acabando com a superlotação considerada comum. Já o Instituto de Recursos Humanos conseguiu zerar a fila de espera de pacientes oncológicos do Sassepe.

Apesar dos avanços, não dá para negar que muito há de fazer, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da saúde pública nas demais regiões do estado, no sentido de construir e reestruturar hospitais que possam desafogar as unidades da Metropolitana. 

A crise que a governadora enfrenta hoje tem desgastado o governo, mas ela não é algo que interesse à população, ficando restrita a quem acompanha o miúdo da política. Caso Raquel siga colocando em prática o que foi prometido em campanha e fazendo mudanças efetivas que interfiram diretamente no dia a dia das pessoas, chegará com uma gestão consolidada para 2026.

Alepe Vida Saudável
Após melhorias nas instalações, novos médicos contratados e mais especialidades ofertadas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco reabre, nesta quarta (31), o Departamento Médico da Casa. Com os avanços, o espaço que conta com a supervisão de Wildy Ferreira pode chegar a uma média de 2700 atendimentos por mês.

Serviço
Além de atender funcionários da Assembleia Legislativa, prestadores de serviço e dependentes, o Alepe Vida Saudável também ofertará uma cota para a população em geral, que neste primeiro momento, virá por indicação dos funcionários. A reabertura acontecerá às 11h, na Rua das Fronteiras, 83, Boa Vista.

Incentivo
Poucos dias após iniciar tratativas sobre as eleições de 2024 com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), o ex-deputado estadual Erick Lessa (PP) compartilhou nas suas redes sociais, mensagens de incentivo para voltar a disputar a Prefeitura de Caruaru. Lessa se enfraqueceu bastante após duas derrotas consecutivas. Uma em 2020 e outra no ano passado, quando tentou a reeleição, mas está animado.

Bancada dividida
Composta por 25 deputados na Câmara Federal, a bancada pernambucana votou dividida no projeto do marco temporal de demarcação das terras indígenas. Foram 12 votos favoráveis, 12 contrários e uma ausência, a do deputado Luciano Bivar (UB).

Repúdio
Em meio à polêmica visita de Nicolás Maduro ao Brasil, a jornalista Delis Ortiz, da Rede Globo, foi agredida por um segurança do presidente venezuelano, após entrevista coletiva. A confusão aconteceu depois do evento no Itamaraty. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social informou que as medidas serão tomadas.                                             
FONTE: BLOG CENÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário