domingo, 23 de abril de 2023

Pesquisa aponta Tarcísio como favorito para substituir Bolsonaro caso ex-presidente fique inelegível


 Do JORNAL DO BRASIL


Pesquisa Genial/Quest divulgada no último sábado, 22 de abril, diz que caso o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne inelegível para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como o favorito para substituí-lo. Para 21% dos eleitores, Bolsonaro deve apoiar seu ex-ministro da Infraestrutura na próxima disputa presidencial, caso esteja impedido de concorrer. A notícia foi publicada pelo jornal O Globo.

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), é citada por 15% como uma possível sucessora do marido, enquanto o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o preferido de 10%. Apenas 5% acreditam que o herdeiro político do ex-presidente deve ser o senador Flávio Bolsonaro (PL), um de seus filhos.

O cacique do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, já sinalizou que Michelle seria um nome à Presidência. Entretanto, quando voltou para o Brasil, Bolsonaro disse que a ex-primeira-dama "não tem vivência na política para concorrer". Ainda segundo a sondagem da Genial/Quest, Tarcísio tem a preferência dos homens (27%), enquanto Michelle é mais citada pelo público feminino (19%). Michelle tem maior vantagem nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, já Tarcísio no Sudeste.

As chances de Bolsonaro ficar impedido de concorrer tornaram-se maiores após a Procuradoria-Geral Eleitoral defender a inelegibilidade do ex-presidente devido a indícios de abuso de poder político em ataques feitos ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores. Há ainda outras 15 ações contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário