sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Raquel Lyra tem liderança confortável na última semana de campanha


Do BLOG DE ALBERES XAVIER

A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), tem conseguido manter sua liderança em todas as pesquisas de segundo turno divulgadas até o momento. Mesmo com a menor estrutura de campanha entre os principais postulantes do primeiro turno, a tucana conseguiu chegar ao segundo turno liderando os levantamentos. Caso não erre, mantenha sua neutralidade e não aconteça nenhum "fato novo", ela será eleita no próximo dia 30 de outubro.

A última pesquisa TV Record/Real Time Big Data para o governo de Pernambuco, divulgada na última terça-feira (18), traz Raquel Lyra muito à frente, com 56% dos votos válidos. Marília Arraes (Solidariedade) aparece com 44%. O levantamento entrevistou 1.000 pessoas de forma presencial entre 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Raquel mantém uma liderança confortável, já entrando na última semana de campanha. Sua pré-campanha foi marcada por idas e vinda de aliados. Raquel começou a percorrer o estado ao lado do ex-candidato do PL e ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Após Bolsonaro ingressar no partido, Anderson foi convocado para concorrer ao cargo de governador e deixou a tucana. Após o desembarque de Anderson, foi a vez do ex-candidato do União Brasil e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, buscar uma aliança. A junção das pré-candidaturas não saiu do papel porque nenhum dos dois abriu mão de ser majoritário. Com isso, os potenciais aliançados se dividiram em três candidaturas.

Antes de Marília sair do PT para ir para o Solidariedade, para concorrer para o Governo de Pernambuco, Raquel era tida como favorita. Mesmo deixando a liderança, a tucana sempre se manteve no segundo lugar, empatada na margem de erro com Anderson, Miguel e Danilo Cabral (PSB). Com o segundo turno, o jogo virou. Raquel recebeu apoio aberto de Miguel e indireto de Anderson. Além disso, vários prefeitos da Frente Popular migraram para ela, elevando suas chances de ser eleita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário