quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Cuidado ou abuso? "Passaporte" para entrar em igrejas causa polêmica em Pernambuco


Do R7 - Ana Carolina Cury

Desde segunda-feira (27), em todos os municípios de Pernambuco, igrejas e templos religiosos que fizerem eventos com mais de 300 pessoas precisam exigir o comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 ou o teste negativo. A medida foi estabelecida pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Você também viu?
- Malafaia protesta contra decreto assinado por governador de PE: 'Vergonha, safadeza, uma verdadeira perseguição política'

Nos próximos dias, o governo local deve liberar detalhes sobre como se dará essa fiscalização. Mas o fato é que tal decisão criou polêmica e está repercutindo de forma negativa. "O governador de Pernambuco é a personificação da hipocrisia da classe política. Pouco ou nada fez pela melhoria do sitema de saúde durante a pandemia e agora surge com a exigência absurda do passaporte sanitário até para cultos", afirma o sociólogo especialista em educação e política Thiago Cortês.

De qualquer forma, no estado de Pernambuco, quem ainda não tomou a vacina, ou só tomou uma dose, não pode mais ir à igreja ou ao templo religioso. Isso é inviável e inconstitucional para a Associação Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas). "Apesar de o governador agir em suas prerrogativas para tentar evitar nova disseminação da Covid-19, tal medida de exigir certificado de vacinação ou comprovante de resultado negativo para a doença é inconstitucional. As igrejas têm mantido todo o cuidado sanitário necessário a fim de realizar suas atividades com segurança", afirmou a instituição em nota.

Controvérsias

O governador Paulo Câmara foi alvo de muitas polêmicas e críticas neste período de pandemia. Uma delas foi quando ele destinou R$ 70 milhões enviados pelo governo federal para combater a pandemia para pagar uma dívida pública do estado. "Vale lembrar que ele foi alvo de inquérito do Ministério Público Federal porque transferiu esse dinheiro – que era fonte de recursos para o enfrentamento do coronavírus – para a Secretaria Estadual da Fazenda", lembra o sociólogo Thiago Cortês.

Continue lendo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário