domingo, 17 de janeiro de 2021

Celpe doará refrigeradores científicos a 136 municípios de Pernambuco para armazenar vacinas



Da FOLHA DE PERNAMBUCO

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) fará a doação de refrigeradores científicos para armazenar vacinas em 136 municípios de Pernambuco. Além do Estado, outras 658 cidades também serão beneficiadas através de distribuidoras da Neoenergia, sendo 296 prefeituras na área de concessão da Coelba (BA), 95 no Rio Grande do Norte (Cosern) e 131 em São Paulo (Elektro). A iniciativa, que levou em consideração os municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

A doação desses equipamentos totaliza R$ 6 milhões, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia, como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e a doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões. "Neste momento em que a campanha de vacinação é a saída para conter a pandemia da Covid-19, apoiamos os municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão, que precisam dos refrigeradores adequados para a vacinação da população com segurança. Reafirmamos, com essa iniciativa que teve todo o apoio e suporte da Aneel, nosso compromisso em levar mais do que energia para a sociedade", afirma o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.
Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pelas distribuidoras do Nordeste (Celpe, Coelba e Cosern) que têm IDHM até 0,61 e, de São Paulo (Elektro), com o índice até 0,74. A instalação de cada refrigerador cientifico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

Em Pernambuco, a Celpe contará com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2º C e 8º C, além de baterias recarregáveis. Os equipamentos possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou se a bateria estiver em um nível baixo. As câmaras de conservação que serão doadas pela Celpe são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário