sábado, 7 de março de 2020

Eleitores buscam o "novo" nas eleições de 2020

O potencial de renovação nas eleições municipais deste ano é grande, segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Travessia, de São Paulo. O levantamento, feito com exclusividade para o Valor, indica que 51% dos eleitores gostariam de votar em um candidato para prefeito de fora da política, um outsider. Outros 25% querem escolher alguém que não pertença ao grupo político do atual administrador. Ou seja, 76% (a soma dos dois grupos) querem alterar de forma radical a cena político-partidária em suas cidades.

A intenção de voto para as Câmaras Municipais segue a mesma toada. Entre os entrevistados, 41% disseram que gostariam de trocar todos os vereadores e 32% afirmaram que desejam substituir mais da metade dos parlamentares de seus municípios. No Legislativo, portanto, o desejo de mudança alcança 73% dos votantes.

A sede pela renovação é mais intensa entre as mulheres. No caso dos prefeitos, 58% delas votariam em um outsider e 22%, em candidatos que não estão no grupo que hoje detém o poder municipal. Entre homens, esses percentuais também são elevados: respectivamente, 44% e 28%. A aspiração pela reciclagem política é maior no Sudeste e nos grupos de renda mais alta (veja quadro).

“É preciso notar que o anseio por mudanças é maior nas grandes cidades”, diz Renato Dorgan Filho, analista político e sócio do Instituto Travessia. “As mulheres aparecem com destaque porque acompanham mais de perto a qualidade dos serviços públicos municipais, principalmente no que diz respeito a saúde e educação. São elas em geral que levam os filhos aos hospitais e às escolas.”

FONTE: BLOG DO EDMAR LYRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário