quarta-feira, 29 de março de 2017

INTERCÂMBIO: Há quase um mês no Chile, Paulina Domingues foi a primeira estudante de Casinhas a viajar em 2017 através do 'Ganhe o Mundo'

Paulina Domingues, 16, moradora do sítio São 
Domingos, em Casinhas, está no Chile desde o início
 do mês para uma temporada de 6 meses 
cursando Espanhol 
(Foto: Facebook/Reprodução)

Matriculada na Escola Estadual de Ensino Médio João XXIII, Paulina Domingues, de 16 anos, foi a primeira estudante de Casinhas a viajar este ano para um país de língua espanhola através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), mantido pelo Governo do Estado. Paulina, que é moradora do sítio São Domingos, embarcou para o Chile no dia 10 de março e vai cursar um semestre letivo naquele país. Ela é hóspede de uma família na cidade de Curicó, um dos centros vitivinícolas mais importantes e tradicionais do Chile. A reportagem do Blog MAIS CASINHAS conseguiu entrar em contato na tarde desta quarta-feira (29) com a jovem intercambista, que falou um pouco da sua experiência em participar do programa e das primeiras impressões do Chile.
Facebook/Reprodução

"Quando recebi a notícia de que tinha sido selecionada pelo PGM, foi uma emoção de vários sentimentos. Eu ficava me perguntado: 'vou ou não vou?'. Fiquei um pouco indecisa no começo sem saber o que fazer, até que conversei com algumas amigas, inclusive com a Valdízia, que também veio para o Chile no ano passado. Elas argumentaram bastante, me mostrando que se tratava de uma oportunidade única e importante para o meu futuro. E importante porque as pessoas que fazem o intercâmbio aprendem outra língua, conhecem outras culturas, outros lugares, enfim, conhecem coisas novas e totalmente diferentes do Brasil", conta Paulina.

"É uma experiência espetacular! Só quem viveu ou está vivendo sabe. Eu não tenho dúvidas de que vai ser muito essencial para o meu futuro. Em quase 20 dias aqui, já estou apaixonada pelo Chile e posso dizer que um dia pretendo voltar ao país. Estou adorando este lugar, que é lindo, agradável e com pessoas maravilhosas", acrescentou. Paulina também fez questão de agradecer "à minha família, ao EREM João XXIII, especialmente ao meu diretor Manoel Basílio, pela paciência e carinho, pelas viagens, enfim, por tudo o que ele fez por mim".
GANHE O MUNDO – O programa de intercâmbio do Governo do Estado de Pernambuco oferece aos estudantes a oportunidade de cursar um semestre letivo em outro país, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas. A acomodação é na casa de uma família cadastrada anteriormente e oferece todas as refeições. O aluno também recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 719. Criado em 2012 pelo então governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, o programa Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da Rede Estadual de Ensino aprenderem um segundo idioma. De 2012 a 2016, cerca de 5 mil estudantes já embarcaram para países como Argentina, Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.                                                                                                                                                           Fonte: Blog mais Casinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário