segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Em Surubim, 6° Festival Mamulengá homenageia Noé da Ciranda

 

Do CORREIO DO AGRESTE

Acontece em Surubim, entre os dias 9 e 11 de janeiro, o 6° Festival Mamulengá. A programação ocorre em diferentes espaços da cidade e presta homenagem ao mestre Noé da Ciranda, referência da cultura popular pernambucana, falecido no final de setembro do ano passado e presença constante nas cinco edições do evento. As atividades têm início na sexta-feira (9), no "Terreiro da Casa em que Eu Nasci", espaço de cultura fundado por Noé da Ciranda, localizado na Rua Oscar Cavalcante Porto, nº 372, no bairro Diogo. A partir das 16h, será realizado o plantio e a doação de mudas de árvores. Às 19h, acontecem apresentações e manifestações espontâneas de artistas, familiares, amigos e admiradores de Noé. Às 20h, está prevista a apresentação do grupo Ciranda Rosa Branca.

No sábado (10), a programação ocorre no Portal Pindorama, na Rua Lagoa Nova, nº 502, bairro Lagoa Nova. Às 14h, haverá inscrição e oficina de pintura com o artista plástico potiguar Luiz Anísio, de Natal (RN), com vagas limitadas. Às 18h, acontecem apresentações musicais com Biuzinho do Violão, de Surubim, e Jorge Dissonância, de Aracaju (SE). Às 19h, será realizada a inauguração do Portal Pindorama, com a participação da cacique Evani Campos e do pajé José Elias Campos, da Aldeia Tuxá Campos de Itacuruba (PE), e de João Malunguinho. Às 19h20, ocorre a inauguração do Ateliê Mestre Zé Severino. Às 19h40, será exibido o filme "Noé da Ciranda", seguido de roda de conversa. Encerrando o dia, às 20h, acontece a apresentação do grupo Sambada de Coco de Surubim.

Veja programação completa:
No domingo (11), as atividades acontecem no Pátio dos Mamulengos Gigantes, também na Rua Lagoa Nova, nº 502. A partir das 9h, haverá continuidade da oficina de pintura com Luiz Anísio. Às 14h, ocorre a abertura da exposição com obras do artista e dos participantes da oficina. Às 15h, está previsto um entardecer poético musical, com apresentação literária da artista paraibana Juliana Soares e oficina de musicalização com materiais recicláveis, ministrada por Emerson Silva, do Núcleo de Literatura José Nivaldo, do Sesc Ler Surubim. Às 16h30, acontece a saída de um cortejo cultural do Portal Pindorama em direção ao Pátio dos Mamulengos Gigantes. Às 17h, têm início as apresentações culturais com os grupos Boi Surubim, Ciranda Rosa Branca, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura (Caruaru), Bloco Caboclinho do Sítio Melancia (João Alfredo), Forró de Rabeca por Tito Mendes (Olinda) e Mamulengo Arte da Alegria, com o mestre Bel, de Glória de Goitá.

Durante os três dias, o festival contará ainda com atividades complementares, como feirinha de artesanato, pintura ao vivo, entrega de troféus, sorteio de brindes, doação de sementes e mudas de árvores, doação de sementes indígenas e venda de alimentos e bebidas não alcoólicas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 9-9171-1314 ou pelo perfil @memorialdosseverinos no Instagram.

Festa de São Sebastião em Surubim completa 100 anos; confira a programação religiosa


Do CORREIO DO AGRESTE

A Paróquia de São Sebastião de Surubim divulgou a programação religiosa da festa do seu padroeiro, que em 2026 celebra 100 anos. As atividades têm início às 18h do dia 10 de janeiro, sábado, com a procissão de acolhida das imagens restauradas de São Sebastião e Nossa Senhora Auxiliadora, saindo de Umari, distrito de Bom Jardim, em direção à Igreja Matriz. Às 19h, será celebrada a Santa Missa presidida pelo padre Pedro Francisco do Nascimento, pároco local.

No domingo (11), às 18h30, acontece a Procissão da Bandeira, com saída da Rua José de Souza Barbosa, nº 23, residência localizada ao lado da quadra da Escola Ermelinda de Lucena Barbosa. Às 19h, será celebrada a Santa Missa presidida pelo padre Hugo Estevão, da Paróquia de Sant’Ana, de Bom Jardim, iniciando o novenário que segue com celebrações diárias às 19h, até a segunda-feira, dia 19.
Na terça-feira, dia 20, data dedicada ao santo e feriado municipal, às 10h, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo diocesano de Nazaré, preside a Solene Celebração Eucarística com animação do Coral São Sebastião. Às 16h, será celebrada, pelo padre Artur Alexandre, a Missa de Encerramento. A animação será da Banda São José. Em seguida, haverá a procissão com a imagem de São Sebastião pelas ruas da cidade, culminando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Continue conferindo mais detalhes da programação clicando aqui.

Bom Jardim: Priscila Senna é a grande atração da Festa de Reis em Umari nesta segunda (5)


A programação musical da 58ª Tradicional Festa de Reis, promovida pela Prefeitura de Bom Jardim, promete movimentar o distrito de Umari nesta segunda-feira, 5 de janeiro, em uma noite que deve atrair grande público e parar a localidade.

Duas atrações de peso vão comandar a festa a partir das 22h. O forró envolvente de Aldinho do Acordeon divide o palco com a apresentação mais aguardada do evento, a cantora Priscila Senna, considerada uma das maiores representantes da sofrência no país. A mistura de forró e romantismo marca mais uma edição da tradicional festa, que integra o calendário cultural do município.

domingo, 4 de janeiro de 2026

Futuros prefeitos


Lúcio Silva, atual vice-prefeito de Casinhas,
e Arsênio da Minério, vice de Bom Jardim

Dois gestores do Agreste Setentrional de Pernambuco iniciam 2026 com seus nomes projetados para voos mais altos na política regional. A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), se prepara para disputar uma vaga na Câmara Federal, enquanto o prefeito de Bom Jardim, Janjão (PSD), articula candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Aliados políticos, ambos compartilham mais do que afinidade partidária: foram reeleitos com votações expressivas e imprimiram marcas visíveis de transformação administrativa em seus municípios, o que naturalmente os coloca no radar das eleições estadual e nacional.

Com a regra da desincompatibilização, que obriga chefes do Executivo a deixarem os cargos até seis meses antes da eleição, a corrida eleitoral começa, na prática, em abril deste ano. A partir daí, as pré-candidaturas deixam o campo das conjecturas e ganham contornos definitivos. Esse movimento abre espaço para que os atuais vices assumam as prefeituras até o fim dos mandatos, em dezembro de 2028.

Em Casinhas, quem assume é José Lúcio da Silva, que também já foi vice-prefeito de Orobó e é um dos homens de maior confiança do grupo político liderado por Cleber Chaparral, hoje prefeito de Surubim e considerado um dos principais articuladores políticos do interior pernambucano na atualidade. Natural de Umbuzeiro, na Paraíba, Lúcio Silva tem 44 anos, formação em Administração, é casado com a médica Mônica Martins e pai de Letícia, Davi e Rafael. Sua chegada ao comando do município representa mais do que uma sucessão administrativa: é a continuidade direta de um projeto político que se consolida cada vez mais na região.

Já em Bom Jardim, o bastão será passado a Arsênio Medeiros de Oliveira, o Arsênio da Minério. Nascido no Recife, com 46 anos, ele traz um perfil técnico e empresarial, com formação em Mineração, Relações Humanísticas no Trabalho e especialização internacional em extração de granitos ornamentais, realizada em Portugal. Atualmente encarregado geral de extração da Minérios de Bom Jardim S/A, Arsênio terá o desafio de manter o ritmo de uma gestão marcada por investimentos e entregas, ao mesmo tempo em que precisará construir sua própria identidade à frente da prefeitura.

O fato é que, enquanto Juliana e Janjão miram novos horizontes eleitorais, seus municípios entram em uma fase decisiva, com Lúcio e Arsênio prestes a se tornarem protagonistas para dar continuidade a projetos que já têm rumo, aprovação popular e resultados visíveis. O desafio agora é claro: manter o ritmo, cuidar do que foi construído e mostrar capacidade de avançar ainda mais. Em momentos assim, quem assume não começa do zero, começa com responsabilidade. Se houver diálogo, trabalho e sensibilidade política, Casinhas e Bom Jardim podem transformar a transição em força, provando que gestão é continuidade, presença e compromisso com o povo.