Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
Ivete Ramos, mais conhecida como Ivete do Sindicato, teve seu nome bastante comentado em Surubim nos últimos dias de 2024 e início deste ano. O motivo foi a decisão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Surubim de apoiar a gestão do prefeito Cleber Chaparral, mesmo após Ivete ter sido vice na chapa de Véia de Aprígio (PSB).
Ivete Ramos, mais conhecida como Ivete do Sindicato, teve seu nome bastante comentado em Surubim nos últimos dias de 2024 e início deste ano. O motivo foi a decisão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Surubim de apoiar a gestão do prefeito Cleber Chaparral, mesmo após Ivete ter sido vice na chapa de Véia de Aprígio (PSB).
Em uma entrevista exclusiva para o jornalista Paulo Lago, do Portal da Cidade Surubim, Ivete — que, além de presidente do Sindicato Rural, também preside o PT em Surubim e é membro do diretório estadual do partido — detalhou como ocorreu o processo de mudança do posicionamento político do Sindicato em relação à nova gestão municipal. Com discurso firme, ela também abordou temas como a resistência do movimento sindical, a representação dos trabalhadores rurais, a estratégia do PT para o futuro e as expectativas para as eleições de 2026.
Portal da Cidade Surubim: Não tem como começar essa entrevista sem falar da decisão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em redirecionar seu posicionamento político. Depois de participar da candidatura de Véia de Aprígio, o Sindicato aderiu ao grupo de Cleber Chaparral. Como essa decisão foi tomada e quais foram os principais fatores que levaram a essa mudança?
Ivete Ramos: Agradeço a oportunidade de falar sobre esse momento tão importante e, claro, sobre a decisão do Sindicato em apoiar a nova gestão em Surubim. Foi uma escolha difícil, mas necessária. Sempre defendi que a política deve ser pautada pela ideologia, mas também pelo pragmatismo. Minha trajetória no Partido dos Trabalhadores (PT) sempre refletiu isso: acredito no trabalho coletivo e na necessidade de buscar parcerias que tragam avanços concretos para nossa classe. O apoio ao grupo de Véia de Aprígio nas eleições de outubro foi decidido dentro desse contexto, pensando no melhor para os agricultores e para o município. Foi uma campanha desafiadora, mas uma experiência marcante. Infelizmente, não alcançamos a vitória, mas trabalhamos com muita dedicação e honestidade. Véia é uma pessoa incrível, que passei a admirar muito ao conhecer melhor sua história. Também destaco meu respeito e admiração por Ana Célia, que sempre atuou com honestidade no grupo político. Além desse contexto eleitoral, tivemos o processo da eleição de minha filha, Ana Maria, que representou um grande desafio. Enquanto eu estava focada na campanha majoritária, o Sindicato se uniu e trabalhou intensamente para garantir nossa representatividade na Câmara Municipal. Esse esforço coletivo foi fundamental para mantermos uma cadeira tão importante para nossa luta.
Portal: E como se deu a aproximação com Cleber Chaparral?
Ivete: Sempre agi com honestidade e lealdade ao meu grupo político, mesmo quando Chaparral, um ano antes da eleição, me convidou para ser vice na chapa dele. Recusei o convite porque já havia dado minha palavra de participar da composição PSB-PT nas eleições municipais de 2024. Após a derrota em outubro, voltei ao Sindicato já no dia seguinte para reorganizar a casa e retomar o trabalho com os agricultores. O clima era de frustração, já que muitos esperavam vencer. Logo depois, recebi mensagens do então prefeito eleito, Chaparral, interessado em dialogar com o Sindicato. Inicialmente, foi um processo difícil. Passei quase três meses ouvindo lideranças do meu partido, deputados, a senadora Teresa Leitão, representantes sindicais e minha base. Quando Chaparral veio ao Sindicato, encontrou as portas abertas, como acontece com qualquer grupo político. Conversamos sobre projetos e a possibilidade de unir forças em prol da agricultura e dos trabalhadores rurais. Após ouvir minha diretoria, lideranças e minha família, decidimos apoiar a nova gestão. Não foi uma mudança fácil, mas foi um passo estratégico, pensado para garantir avanços concretos e continuar a luta pela melhoria das condições de vida dos agricultores de Surubim e região.
Portal: Essa nova parceria já trouxe resultados concretos para o Sindicato e os trabalhadores rurais?
Ivete: Essa parceria nos garantiu, pela primeira vez, a disponibilização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico ao Sindicato, um marco importante para nossos associados. Indicamos o nome de Bruno Caymmi para a Secretaria, e ele tem demonstrado grande dedicação. Algumas das ações já implementadas incluem a manutenção de estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção, a perfuração de poços artesianos e o fortalecimento do programa de distribuição de sementes. Essas iniciativas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida no campo. Além disso, há um diálogo aberto e constante entre o Sindicato e a Prefeitura, o que nos permite levar as demandas dos agricultores diretamente à administração municipal.
Continue lendo a entrevista clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário