quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Salgueiro: gestão anterior é alvo de operação da Polícia Federal






Imagem | Reprodução Internet

A Polícia Federal (PF) com apoio do Ministério Público Federal (MPF) deflagrou na manhã desta quarta (28), a Operação Solaris, que visa combater suposto desvio de recursos públicos identificados na Secretaria de Saúde da prefeitura de Salgueiro. As investigações que duraram cerca de cinco meses apontaram um esquema de corrupção envolvendo ex-servidores e uma determinada empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela prefeitura dentro do Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), os quais estavam sendo desviados do Fundo Municipal de Saúde para fins ilícitos.


Na operação, que teve início às 6h, estão sendo utilizados 36 policiais federais que estão dando cumprimento a 08 mandados de busca e apreensão, sendo 04 quatro em Salgueiro, sendo 02 endereços da prefeitura e mais 02 dois nos bairros de Nossa Senhora das Graças e Divino Espírito Santo, como também 03 em Recife: 01 no Bairro de Santo Amaro e 02 na Boa vista. Também há um mandado sendo cumprido em Olinda, no bairro de Casa Caiada.


O objetivo é de arrecadar documentos relativos a contratação e pagamentos prestados ao Programa de Tratamento Fora do Domicílio, além de planilhas de controles de hospedagem e transporte. Os crimes que estão sendo investigados são os contidos nos artigos 288 (associação criminosa), 299 (falsidade ideológica), 312 (peculato), 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa) todos do Código Penal, cujas penas somadas ultrapassam os 30 anos de reclusão.


O valor dos prejuízos aos cofres públicos bem como os recursos desviados ainda está sendo levantado. Os desvios dos recursos dizem respeito à gestão municipal passada. A operação foi intitulada “Solaris” em virtude de ser o nome em latim que faz referência à empresa contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes enviados pela prefeitura de Salgueiro para tratamento em hospitais localizados em outras regiões. (Com informações da assessoria de Comunicação da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário