segunda-feira, 9 de abril de 2018

Águas de enchentes em Santa Cruz do Capibaribe e Toritama ainda não chegaram à Barragem de Jucazinho

Barragem de Jucazinho na tarde deste sábado
(7). Água das enchentes devem começar a
abastecer o manancial até a próxima
segunda-feira (9) (Reprodução/ WhatsApp)
Do CORREIO DO AGRESTE

As águas das chuvas que caíram em Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, na noite desta sexta-feira (6), provocando enchentes no Rio Capibaribe ainda não chegaram na Barragem de Jucazinho. Para se ter uma ideia das precipitações, só em Santa Cruz do Capibaribe choveu 154 mm, alagando ruas e causando transtorno aos moradores. Foi a maior chuva dos últimos 55 anos, de acordo com o Projeto Bicho da Caatinga, que monitora as chuvas na região. Em menos de 24 horas, choveu 200% a mais do que o esperado para todo o mês de abril.

Em imagens feitas na tarde deste sábado (7), a Barragem de Jucazinho que estava totalmente seca, aparece com "filetes" de água, mas o pouco volume é resultado das chuvas que aconteceram na região do reservatório. Como a quantidade de água no leito do Capibaribe naquelas duas cidades era muito grande e considerando-se a distância para a barragem, a expectativa é que a enchente deva chegar a Jucazinho até a próxima segunda-feira (9). O vídeo abaixo mostra o Rio Capibaribe cheio, de uma margem a outra, em Toritama.

     

Previsão é de mais chuva

Às 17h deste sábado (7), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), emitiu um aviso hidrometeorológico indicando a probabilidade de acumulados significativos de chuvas com intensidade de moderada e ocasionalmente forte na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul, Mata Norte e Agreste. A previsão é válida até o domingo (8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário