quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Fenômenos eleitorais ( XXVIII )

Prefeito mais velho aos 88 anos
CATENDE (PE) – Se os anos enrugam a pele e tornam escassos os prazeres da vida, para aves raras e de elevado espírito público, como o promotor aposentado Josibias Cavalcanti, 88 anos, seis filhos, 12 netos e um bisneto, não enrugam a alma nem o entusiasmo. Ao tentar voltar à Prefeitura numa campanha em que foi convocado para resgatar a moralidade e a ética, num momento em que o País e a sua cidade, particularmente, têm seus alicerces avacalhados pela corrupção, Josibias dá uma demonstração de que os anos que vão gradualmente declinando são também reservados ao prazer de servir em cargos públicos sem deles se servir.
“Aprendi que quando a velhice chegar, a gente deve aceitá-la e amá-la. Ficar choramingando é uma receita errada”, diz, com sabedoria, o advogado, promotor de carreira e agora famoso por ter saído das urnas o prefeito mais velho do País. Quarenta e sete anos depois de ser eleito prefeito de Catende pela primeira vez, Josibias volta a governar o município numa campanha em que o povo selou com ele um pacto honroso não com a solidão da velhice, mas com a sua disposição para tirar a cidade do caos.
Há seis meses, em plena campanha eleitoral, o prefeito Otacílio Alves Cordeiro (PSB) foi preso e afastado do cargo sob acusação de falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e montagem de uma associação criminosa que teria desviado R$ 25 milhões dos cofres públicos. Uma operação da Polícia Civil cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 21 de busca domiciliar e oito de condução coercitiva. Otacílio já se livrou da cadeia, mas permanece em casa em regime de prisão domiciliar.
A Josibias o destino lhe reservou, aos 88 anos, a missão de resgatar a autoestima de uma população de 40 mil habitantes, que lhe deram 7.556 votos de confiança para tirar a cidade das páginas policiais. O mesmo grupo que aniquilou as finanças e a imagem do município já jurou Josibias de morte, o considera um golpista por ter assumido a Prefeitura, interinamente, e a partir de janeiro, definitivamente, pelo voto da maioria. “Não sabia que golpista era cumprir um preceito básico constitucional”, rebate ele, referindo-se ao fato de ter assumido por ser vice-prefeito.
Natural de Natural de Água Preta, o prefeito eleito mora em Catende desde os quatro anos. O avanço da idade ainda não trouxe a bengala como companheira. Magro, com aparência bem mais jovial para os que estão na sua faixa de idade, Josibias tem lucidez e saúde para tocar a administração do município. “Nessa idade, as pessoas acham que todo velho é gagá. Isso parece uma crítica, mas se dissessem que eu sou o decano dos prefeitos soaria melhor do que o mais velho”, diz, em tom de brincadeira.
Divertido e bem-humorado, Josibias é espirituoso em respostas. "Quero usar a minha 'velhitude' para ajudar a juventude”, disse, em tom de brincadeira, no seu acanhado gabinete, que não conta com computador. Mais tarde, numa entrevista, ontem, à rádio Cultura de Palmares, disse que tem seis meses de digestão, numa alusão ao tempo que já administra o município forçado pelas circunstâncias que levaram à prisão do ex-prefeito.
Quando perguntado se a cidade em que administra estava limpa e bem cuidada, respondeu: “Está limpa porque tem um prefeito limpo”. Trata-se de uma forma de se diferenciar da verdadeira quadrilha que assaltou os cofres do município e aos políticos em geral no País envolvidos na operação Lava a Jato. A moralidade, aliás, é regra básica em seu futuro governo. “Meu pai foi vereador e prefeito e nunca roubou”, diz, para acrescentar:  “Seguindo o que aprendi com ele, fui prefeito duas vezes também e nunca roubei. Acho que foi isso que deu sabedoria à população para me escolher prefeito num momento tão delicado para o município e o País”.
Aposentado como promotor público em 1982, Josibias tem entre os seus referenciais da moralidade o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. “Prezo Joaquim por ter dado um banho de honestidade no País”, diz. Na campanha, ele disse que teve momentos de muita raiva quando vilipendiado pelos adversários, mas agora tentará buscar a conciliação com parte do grupo do prefeito afastado, porque só elegeu dois dos 13 vereadores.
“Isso é uma imposição da população em favor do município”, ressalta. Enquanto recebia este blogueiro em seu gabinete, ontem, e também nas ruas, no contato com o povo, Josibias mostrou que nunca parou de brincar porque segue um preceito que leu não lembra aonde que diz o seguinte: “Nós não paramos de brincar porque envelhecemos, mas envelhecemos porque paramos de brincar”.
Catende, a cidade que ele aprendeu a amar e que costuma dizer que tem a sua mesma idade, sofre, também, com o crescimento da violência. Neste ano, os registros de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte mais que dobraram no município. Pularam de 14 nos primeiros nove meses do ano passado para 32 no mesmo período deste ano.
"Quero pacificar Catende. Já recebi telefonemas me ameaçando de morte. Confesso que tenho medo às vezes, mas tomo os meus cuidados", disse Cavalcanti, que só anda com dois seguranças (policias aposentados) armados.                                                      Fonte: blog do magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário