A Defesa Civil Nacional reconheceu, na última terça-feira, 3 de dezembro, a situação de emergência no município de Orobó, no Agreste Setentrional de Pernambuco, devido à estiagem prolongada. Com essa medida, Orobó passa a estar apto a solicitar recursos do Governo Federal para a execução de ações de defesa civil.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), esses recursos podem ser destinados a diferentes finalidades, com- Assistência humanitária, com distribuição de kits de higiene e alimentos para famílias afetadas;
- Restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água e a desobstrução de vias públicas;
- Reconstrução de infraestruturas públicas e habitações destruídas pelas consequências da seca.
Atualmente, Pernambuco registra 89 reconhecimentos federais de situação de emergência ativa, todos relacionados à estimativa.
MUNICÍPIOS AFETADOS NO AGRESTE SETENTRIONAL
Na semana passada, os municípios de Surubim e Cumaru também obtiveram a decretação de situação de emergência por estimativa. Além disso, outras cidades da região, como Vertente do Lério, João Alfredo e Limoeiro, tiveram uma situação confirmada entre outubro e novembro.
Municípios como Bom Jardim, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho estão em situação de emergência desde setembro, enquanto em Casinhas já houve o reconhecimento em agosto deste ano. A medida reflete a gravidade dos impactos da estiagem prolongada, que continua a afetar municípios em toda a região.
Com informações do MIDR e do
Portal da Cidade Surubim
Nenhum comentário:
Postar um comentário