sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Mourão: Furar fila é falta de solidariedade e de caráter



O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, hoje, que as pessoas precisam se conscientizar para respeitar a ordem de vacinação contra a Covid-19. Furar a fila, segundo ele, mostra “falta de solidariedade” e “até de caráter”.

Mourão deu a declaração em entrevista ao chegar ao Palácio do Planalto, na qual comentou as dificuldades que países, entre os quais o Brasil, passam para fazer com que a vacinação ganhe escala.

“É necessário também que as pessoas se conscientizem que cada um tem que comparecer de acordo com o seu grupo para ser vacinado, e não procurar atropelar o processo. Isso aí denota uma falta de solidariedade, uma falta de, vamos dizer assim, até de caráter de pessoa que faz isso”, disse Mourão.

O vice-presidente contraiu Covid-19 em dezembro, ficou em isolamento no Palácio do Jaburu e, após a recuperação, informou que tomará a vacina, mas sem furar a fila. Mourão tem 67 anos de idade.

O Ministério Pública apura se houve irregularidade na conduta de políticos, empresários e funcionários públicos que receberam doses da CoronaVac mesmo não sendo parte dos grupos prioritários definidos pelos governos federal e estaduais. Há suspeita de "furada de fila" em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal.

A CoronaVac é o único imunizante contra a Covid-19 disponível no país até o momento. As doses disponíveis da vacina, 6 milhões, não são suficientes para cobrir todo o grupo prioritário.

Para esta sexta é aguardada a chegada de 2 milhões de doses da "vacina de Oxford", em parceria com a AstraZeneca, produzidas na Índia. Segundo Mourão, no momento em que normalizar a chegada de insumos para produção local de vacinas, o Brasil conseguirá aumentar a velocidade da campanha.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, há 14,9 milhões de pessoas que precisariam ser vacinadas na primeira fase. As doses de CoronaVac disponíveis só conseguem imunizar pouco mais de 2,8 milhões de pessoas.

do: Blog do magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário