domingo, 24 de novembro de 2019

Alepe recebe estudantes de Machados para Aula de Cidadania


EXPERIÊNCIA – Alunos do Erem Severino de Andrade Guerra conferiram palestras e assistiram à Reunião Plenária. Foto: Nando Chiappetta


Com o objetivo de aproximar a sociedade do Parlamento Estadual, a Alepe promoveu, nesta quinta (21), mais uma edição da Aula de Cidadania. Nesta semana, foi a vez de os estudantes do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Severino de Andrade Guerra, do município de Machados (Agreste), participarem do projeto, a convite do deputado Waldemar Borges (PSB). Durante toda a manhã, os jovens conferiram palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo e o papel dos parlamentares, além de assistirem à Reunião Plenária.
DISCURSO – “A política é o meio de discutir, equacionar e solucionar problemas”, afirmou Waldemar Borges. Foto: Nando Chiappetta

O deputado que conversou com a turma na Biblioteca da Assembleia, reforçou as explicações na tribuna. “A política é o meio de discutir, equacionar e solucionar problemas. Cada um traz seu ponto de vista e debatem-se, aqui, políticas públicas, que devem ser feitas conforme a vontade da maioria da população”, explicou. “Uma casa legislativa não pode ter a pretensão de, sozinha, expressar todos os interesses de uma sociedade complexa como a nossa, mas não há nenhuma instância democrática capaz de representar melhor os interesses do povo.”
Realizada quinzenalmente, a visita guiada para alunos de escolas públicas integra o Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto. Gestora da instituição de ensino, Adeilda Moura elogiou a iniciativa. “Além de terem o conhecimento teórico sobre o funcionamento dos Poderes, os estudantes puderam ver e vivenciar na prática o cotidiano dos deputados, que fazem as leis para Pernambuco. Vai servir muito para eles”, acredita a educadora.

O estudante Marcos Henrique aprovou a atividade que, por ter ocorrido durante a Semana do Cordelista, incluiu apresentação sobre essa manifestação cultural. “É uma experiência inovadora para mim estar pela primeira vez aqui, principalmente porque participo de um projeto da escola em que os alunos criam cordéis que são apresentados em forma de peças teatrais”, contou. Lívia Elizabeth também sente que aprendeu bastante com a visita: “Eu gosto muito de política, estou sempre pesquisando e vou levar esse conhecimento comigo”, disse.
Comandando a sessão, a vice-presidente da Casa, deputada Simone Santana (PSB), saudou os estudantes. “Sejam muito bem-vindos. Este programa é uma das formas de a Assembleia Legislativa contribuir para a formação dos cidadãos pernambucanos”, registrou. Representantes da escola foram presenteados com livros sobre Luiz Gonzaga (O Matuto que Conquistou o Mundo e A Luz dos Sertões), além de obras sobre o Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica da Alepe.
Fonte: ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário