terça-feira, 18 de dezembro de 2018

MUNICÍPIO DE MACHADOS CELEBRA 55 ANOS COM ENTREGA DE PRÊMIOS


Durante as comemorações nesta quinta-feira (20), na capital da Banana, a prefeitura vai entregar à população uma Ambulância (UTI) e inaugura pavimentação asfáltica de ruas da cidade.


Na​ próxima quinta-feira, ​dia 20 de dezembro, o município de Machados, localizado na região do Agreste Setentrional de Pernambuco, cerca de 110 km de Recife, festeja seus 55 anos de Emancipação Política.  Às comemorações na capital da Banana vai contar com alvorada, girândola, hasteamento da Bandeira, inauguração de asfalto de ruas da cidade, com shows e apresentações culturais, gratuitas, para população.



A programação tem início às seis da manhã com alvorada, girândola e hasteamento da Bandeira.  A noite, às 19h, acontece, na Igreja Matriz da cidade, uma Missa Solene em Ação de Graças, presidida pelo pároco do município, em seguida às 20h30min o prefeito Argemiro Pimentel e o vice-prefeito, Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana, juntamente com o secretário de Saúde, Dorgival Paixão, entregam a população uma ambulância (UTI).



Em continuidade à grade dos festejos do município de Machados, as 20h40mim o gestor e demais secretários municipais, inauguram pavimentação asfáltica das ruas: Edvan Barbosa, Santa Luzia e José Bernardo de Oliveira, com entrega de prêmios (IPTU PREMIADO) no Mercado Multicultural no centro da cidade.  



Para encerrar a programação alusiva em comemoração à independência de Machados, a prefeitura, através da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, valorizando a cultura local e regional promove shows culturais de Ciranda e Maracatu, a partir das 21h na Praça Central.



Um pouco da História e da Cultura do município de Machados


 A cidade de Machados está localizada nas terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade aoEngenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o lugar passou a ser chamado de Machados. Em 10 de outubro de 1917 realizou-se a primeira feira livre que, resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas que aqui instalavam suas barracas e comercializavam seus produtos. Segundo o prefeito Argemiro Pimentel, na administração os comerciantes e comerciários têm apoio e incentivo por parte do poder público municipal.


No dia 26 de novembro de 1962, a ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), votou a emenda do projeto nº 2146 criando o município de Machados. Esse foi um dos passos mais importantes para nossa libertação. Porém, o sonho de liberdade só pode se tornar realidade no dia 20 de dezembro de 1963, quando foi assinada pelo então governador Dr. Miguel Arraes de Alencar, a lei estadual nº 4994, desmembrando definitivamente de Bom Jardim, o prefeito era Noé Souto Maior, ele está com 92 anos e conta como foi o processo. Hoje, o Município de Machados, tem como prefeito, Argemiro Cavalcanti Pimentel, filiado ao PSB, que está em seu segundo mandato consecutivo.



Outros destaques são a cultura e a religiosidade da região. Uma das maiores festas de Machados é a de São Sebastião, padroeiro do município, que sempre é comemorada no último domingo de janeiro, este ano vivenciou o centenário.


Machados é rico no cultivo de frutas e é conhecido como a capital da banana, no município, doces e licores são feitos de banana, Seu Artesanato é diversificado, com trabalhos feitos através da palha da bananeira, além dos bordados e das pinturas. 



Imagem, reprodução do facebook/ divulgação na internet 
Fonte: Blog do Luís Correa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário