segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

TRADIÇÃO: Com procissão saindo do Diogo, começa neste sábado a 81ª Festa de Santa Luzia, em Surubim

Tem em início neste sábado, dia 3 de dezembro, a programação festiva do mais antigo e tradicional evento religioso da zona rural do município de Surubim, no Agreste: a Festa de Santa Luzia, que completa este ano sua 81ª edição. O evento acontece na comunidade do Alto Santa Luzia, localizada bem próxima ao Diogo, na divisa entre Surubim e Casinhas. A programação religiosa conta com novenários que contemplarão localidades circunvizinhas.

Neste sábado, a partir das 18h, acontece a Procissão da Bandeira, que sairá da residência do comerciante Edvaldo Vicente, mais conhecido como "Pitôta", na Rua Manoel Pereira da Silva, no Diogo, até a Capela de Santa Luzia. Sua filha, Maria Eulália, é a juíza da Bandeira. Às 19h, haverá a Celebração da Palavra, presidida pelo diácono Severino Vicente.

Já no dia 12 de dezembro, marcando o encerramento da festa, acontece uma salva de tiros seguido de caminhada saindo da Gruta Santa Joana, no Diogo, para a Capela de Santa Luzia, a partir das 5h. À noite, a multidão de fiéis acompanha a tradicional procissão com a imagem de Santa Luzia, saindo da residência de José Bernardes de Andrade, na Rua Sete de Setembro — ao lado do Salão Paroquial —, no Centro de Surubim. Este ano, os fiéis terão uma novidade durante o cortejo religioso: uma parada em frente da residência do ex-vereador de Casinhas, Walter Borges, para acompanhar uma "Cantata Natalina" em homenagem à santa.

No encerramento da procissão, o padre Artur Alexandre celebrará uma missa campal. A animação da festa ficará a cargo do Ministério de Música Pai, Filho e Espírito Santo. Após a cerimônia religiosa, acontece a também tradicional "arrematação".

Blog Negócios e Informes

Nenhum comentário:

Postar um comentário