quinta-feira, 15 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020: Professores são favoritos em Bom Jardim e Casinhas



Do BLOG DE ALBÉRICO CASSIANO

Da escola para prefeitura. Os caminhos da educação tem se encontrado com os da política. Nas eleições municipais deste ano, dois professores são apontados, nos bastidores, como favoritos na disputa por prefeituras, no agreste Setentrional.

O professor de matemática João Francisco Neto, ou professor Janjão como é chamado na cidade, é o mais cotado para ganhar a eleição para prefeito de Bom Jardim. O ex-secretário de Educação da atual gestão, conquistou o apoio dos colegas. Oferecendo aulas extras nas nas horas de folga, sem receber, possibilitou aos alunos a oportunidade de ganhar medalhas em olimpíadas de matemática, feito inédito no município.

Com perfil carismático e tendo como marca a forma cordial de tratar as pessoas, esta é a primeira eleição que ele disputa. Articulador, conseguiu unir a oposição. O ex-prefeito Miguel Barbosa, que encabeçaria outra chapa majoritária, compôs com o professor e aceitou ser vice. A aliança, de acordo com fontes locais, praticamente aniquilou a possibilidade de reeleição do prefeito João Lira.

"Feliz é a sociedade que respeita o professor. Sou professor com muito orgulho e fico feliz de ter seguido esse exemplo de minha grande mestra, minha mãe, Isabel Félix, uma pessoa que viveu para a educação do município. A base de toda conquista é o professor. Eu tenho o compromisso de valorizar os professores, de respeitar os direitos e fazer uma gestão parceira de todos os professores, meus amigos de profissão", disse.

Formada em Letras, a professora Juliana Babosa de Aguiar tem uma eleição apontada como certa para prefeita de Casinhas. Com a decadência das lideranças políticas locais, Juliana de Chaparral, esposa do prefeito da vizinha Orobó, Cléber Chaparral, ocupou este espaço. Na eleição para deputada estadual, teve 2.425 votos no município.

Desde então, se dedica a participar dos eventos nas comunidades, visitar as casas das famílias para comer galinha e conversar. Caiu na graça do povo. Carismática, também é admirada por ser mulher combativa.

"Eu me orgulho muito de dizer que sou professora. Enquanto professora, sei que minha responsabilidade como prefeita aumenta. Em Orobó, acompanhamos, por seis anos consecutivos, está entre as dez melhores educação de Pernambuco. Para mim, o professor é o protagonista da educação, e como tal, ele será valorizado. Nós vamos transformar o município de Casinhas pela educação", afirmou ao blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário